segunda-feira, 17 de novembro de 2008

'Quanto mais você viaja, mais você descobre que ainda falta muito lugar no mundo para conhecer! '


Entrevista
Marcelo Ramos
[Sid]

Minha primeira experiência como mochileiro foi em 2006 e durou apenas uns 4 dias,
quando fui sozinho a Nova Iorque e de lá para Pittsburgh.
"Dormir em albergues e conhecer um monte de gente diferente de maneira completamente inesperada pode ser muito divertido. Isso me incentivou bastante para fazer meu primeiro mochilão de verdade"



NOVA IORQUE hoje -
Dólar americano - R$ 2,26
R$ 1,00 - US$ 0,433


Em 2006 mesmo eu fiz um intercâmbio de 8 semanas na Croácia. Nesse tempo, quase todo final de semana eu fazia uma "mochilinha", ali dentro da Croácia mesmo.

"Uma vez até passei pela Bósnia e foi meio tenso passar pela fronteira porque eu não sabia que brasileiros precisam de visto para entrar naquele país, mas o fiscal de fronteira me deixou passar assim mesmo, dá pra acreditar? "

Croácia hoje -
Moeda: Kuna
Kuna X dólar - 1 Dólar = 5,61 HRK
Kuna X Real - 1 Real = 2,43 HRK
Geralmente são aceitos todos os principais cartões de crédito (American Express, Diners, Visa e Eurocard/Mastercard), bem como Eurocheques (depois de trocados nos bancos).


Após o fim do meu intercâmbio eu resolvi fazer um mochilão sozinho na Europa, que durou 42 dias, pelos seguintes lugares: Itália(Milão, Bolzano, Veneza), Áustria(Viena), Hungria(Budapeste), Rep. Checa(Praga), Polônia(Cracóvia), Alemanha(Berlim, Colônia), Holanda(Amsterdam), Bélgica(Bruxelas), França(Paris), Espanha(Barcelona, Madri), Portugal(Lisboa, Sintra, Porto), Inglaterra(Londres), Irlanda(Dublin), Inglaterra(Birmingham), Áustria(Innsbruck, Stubai).



"Sempre comprando frutas e pães em feiras e supermercados, e, por ser fã de gastronomia, procurava ir em pelo menos um bom restaurante em cada país. "

Gastei entre €10 e €35 por dia, contando tudo (albergue, comida, cerveja, etc)
dependendo do país e da programação (museus, festas, etc).
A única exceção foram os 3 dias em Stubai, onde eu fui para praticar snowboard e os custos subiram bastante, em torno de €150 por dia.

EUROPA hoje -
1 Euro - R$ 2,93

1 Real - € 0,34



"Uma vez que você começa não há como parar".
Em julho [2008] parti novamente, dessa vez para o cone sul:
Argentina(Buenos Aires, Bariloche), Chile(Pucón, Santiago) durante 18 dias.

"Aproveitando algumas milhagens os custos podem cair bastante."



América do Sul hoje -
R$ 1,00 = 1,43 pesos argentinos

R$ 1,00 = 279,62 pesos chilenos





Acho que o intercâmbio é uma excelente oportunidade para se fazer um mochilão, aproveitando o fato de já estar naquele país ou região no exterior, e o tempo sem vínculos com emprego, faculdade, etc.
E viajar sozinho é o de menos, é certo que se encontrará muitas pessoas interessantes, e ótimas companhias pelo caminho.
"Uma coisa em comum entre todas as pessoas que conheço que já tiveram uma experiência semelhante é que ninguém sabe dizer qual foi o lugar mais legal. Seja pela tranquilidade e beleza natural como nas ilhas e no sul da Croácia, Pucón, etc, seja pela carga histórica como em Viena, Cracóvia, Berlim, etc, seja pelas pessoas que se conhece em cada lugar".

Nenhum comentário: